Hospital São José oferta medicamentos que previnem o HIV

30 de maio de 2017 - 19:12

Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, o Hospital São José, unidade de Saúde do Governo do Estado, amplia a oferta da chamada Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), medicamentos que previnem o HIV. O HSJ foi um dos hospitais brasileiros escolhidos para a distribuição dessa Profilaxia porque participou do projeto-piloto para a incorporação da PrEP.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a oferta da pré-exposição para casais soro diferentes; gays; homens que fazem sexo com homens; profissionais do sexo e pessoas transgêneros (travestis e transexuais), consideradas populações-chaves.

“Esses medicamentos têm uma eficácia de 90%, se tomados corretamente. Não devem ser utilizados por pessoas que já tem o vírus HIV, pois as substâncias são preventivas e podem causar resistência ao tratamento de pacientes soropositivos. As pessoas já infectadas não recebem a profilaxia e são encaminhadas para tratamento”, esclarece o infectologista do HSJ, Érico Arruda.

Desde a fase experimental no Hospital São José, 30 pessoas que fazem parte das populações-chave tomam essa medicação preventiva continuamente. De acordo com o infectologista Érico Arruda, o fato de pertencer a esses grupos não é único critério. Os médicos fazem uma avaliação de acordo com o comportamento sexual e outros contextos para que a medicação seja ofertada. A garantia de adesão ao medicamento também é avaliada. O usuário precisa tomar o comprimido diariamente para ficar protegido do HIV. A profilaxia só começa após testagem do paciente para HIV.

Ações preventivas

A PrEP faz parte de um conjunto de ações preventivas contra o HIV. Existem ainda a testagem regular; testes durante o pré-natal; testagem e tratamento de outras infecções sexualmente transmissíveis (IST) e das hepatites virais; uso de preservativo masculino e feminino e profilaxia pós-exposição ao HIV (PEP), também oferecida pelo Hospital São José, referência no tratamento de HIV/Aids no Ceará.

Vale lembrar que a PrEP não substitui o uso do preservativo. A camisinha é a forma mais efetiva de proteção contra as outras IST, como sífilis, gonorreia, hepatites B e C, por exemplo, que não são evitadas por meio da profilaxia pré-exposição.

As pessoas que fazem parte das populações-chave podem buscar avaliação médica para início da Profilaxia Pré Exposição no Hospital São José, na Rua Nestor Barbosa, 315, Parquelândia.

Assessoria de Comunicação do Hospital São José
Franciane Amaral
(85) 3214-4605/ 98961.3880