Pacientes participam de ação educativa no Hospital São José

27 de junho de 2017 - 19:30

O atendimento seguro e humanizado é importante para garantir a qualidade no cuidado à saúde do paciente. Para orientar sobre a importância das práticas de prevenção e segurança do paciente, o Hospital São José (HSJ), unidade da rede pública do Governo do Ceará, referência em doenças infecciosas, realizará ação educativa e de conscientização nesta quarta-feira, 28, a partir das 9 horas. A equipe de especialistas do HSJ orientará pacientes, acompanhantes, profissionais de saúde e funcionários do hospital com cartazes, apresentação de vídeos, distribuição de material informativo em stands e dramatizações.

 

Entre as práticas recomendadas para reduzir os risos e diminuir os eventos adversos (incidentes associados ao cuidado do paciente), estão a identificação segura do paciente, a prevenção de quedas e de úlceras por pressão, a higienização das mãos, o procedimento cirúrgico seguro e o PAV – Protocolo de Prevenção da Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica. Profissionais de saúde, pacientes e acompanhantes poderão conhecer cada um desses protocolos que garantem o atendimento seguro com a apresentação dos Protocolos de Segurança do Paciente do Hospital São José.

 

“Não é apenas uma apresentação de conceitos e normas, é uma relação de informação mútua sobre cuidados de higiene, zelo pelo paciente para evitar quedas e, no caso do protocolo de identificação segura, por exemplo, o profissional trata o paciente pelo nome e não por um número. Isso forma uma relação de confiança que vai até o final do tratamento”, reforça a médica infectologista e coordenadora da Assessoria de Desenvolvimento Institucional do HSJ, Telma Queiroz.

 

Os médicos, enfermeiros, assistentes sociais e fisioterapeutas que formam o núcleo de segurança do HSJ fazem diariamente a avaliação de risco em todo o hospital, desde a admissão até a saída do paciente. A busca ativa é fundamental para a prevenção de eventos adversos durante o atendimento. “A segurança do paciente deve ser prioridade constante e é um trabalho de todos os setores”, reforça a coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital São José, Liduína Rocha Feitosa.

Assessoria de Comunicação do Hospital São José
Franciane Amaral
(85) 3214-4605/ 98961.3880