Medalha Boticário Ferreira é entregue ao secretário Henrique Javi

8 de novembro de 2017 - 15:16

Com a presença de familiares, amigos, gestores e profissionais da saúde, parlamentares e secretários de Estado, o secretário da Saúde do Ceará, Henrique Javi, recebeu na noite desta terça-feira, 7, a medalha Boticário Ferreira. A comenda foi entregue durante sessão solene realizada pela Câmara Municipal de Fortaleza. A homenagem foi proposta pelo vereador Gardel Rolim (PPL) através do requerimento 3452/2017, aprovado por unanimidade em 3 de outubro, pelo trabalho prestado por Henrique Javi à saúde pública do Ceará.

“É um momento de agradecer, primeiro ao meu pai Otaciano que me incentivou a estudar física, minha mãe que tem literalmente coração de mãe, que abarca todas as pessoas, que me ensinou uma coisa que é o extremo respeito à figura feminina. Foi ela quem conseguiu passar essa coisa tão básica, mas às vezes esquecida, que é esse respeito”, disse Javi durante a sessão solene.

alt

A sessão foi presidida pelo vereador Gardel Rolim, no ato representando o presidente da Casa Legislativa, Salmito Filho (PDT). A mesa da solenidade foi composta por Isolda Cela, vice-governadora do Estado; Artur Bruno, secretário do Meio Ambiente do Estado; Socorro França, secretária de Justiça do Estado do Ceará; Queiroz Maia Filho, chefe de gabinete da Prefeitura de Fortaleza; deputado Leonardo Pinheiro e o coronel Luís Benício, representando a 10ª Região Militar. Estiveram presentes também o secretário da Fazenda do Ceará, Mauro Filho, e os vereadores Márcio Cruz (PSD), Dr. Eron (PP) e Acrísio Sena (PT).

alt

Em sua saudação ao homenageado, o vereador Gardel Rolim disse que Henrique Javi é um exemplo por seu zelo com a coisa pública, por sua honradez e pela forma de tratar as pessoas. “Nunca conheci alguém tão honrado como o senhor. Entregar essa que é a mais alta honraria que alguém pode receber em Fortaleza é mais do que justa, por toda a sua biografia”, frisou.

Trajetória

Em fevereiro de 2015, Henrique Javi foi nomeado Secretário Adjunto da Secretaria de Saúde do Ceará, e, em maio do mesmo ano, foi nomeado Secretário Estadual de Saúde. Ele é natural de Morada Nova e reside em Fortaleza desde um ano de idade. É casado com Carla Porto Xavier e pai de dois filhos, Arthur e Letícia. É físico, formado pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

alt

Em 2003, aos 31 anos, inscrito em uma seleção pública para o Hospital Geral Waldemar Alcântara (HGWA), do Governo do Ceará, Javi foi aprovado para o cargo de Assistente de Faturamento. Exerceu no mesmo hospital os cargos de Gerente de Atendimento ao Cliente (2007) e Gerente de Faturamento (2008). Em 2008 foi cedido à Secretaria da Saúde do Ceará para coordenar a Unidade de Gerenciamento de Projetos (UGP). Em 2010 foi nomeado diretor-presidente do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar – ISGH, organização social que gerencia unidades de saúde do Estado e de Fortaleza, função que desempenhou até o ano 2015.

Boticário Ferreira

A Medalha Boticário Ferreira premia o mérito cívico do cidadão que se distingue pela notoriedade do saber, relevantes serviços à coletividade e dedicação ao serviço público. A honraria é considerada a mais importante comenda da Casa Legislativa. Antônio Rodrigues Ferreira de Macedo (Boticário Ferreira) foi um político, farmacêutico e militar fluminense que chegou a Fortaleza em 1825. Foi prefeito da cidade por dois mandatos, de 1843 a 1849 e de 1850 a 1859.

Fotos: André Lima/ Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Fortaleza

Cristiane Bonfim/ Marcus Sá / Helga Rackel (85) 3101.5221 / 3101.5220