Secretaria da Saúde divulga nota técnica sobre vigilância em óbito para profissionais

24 de novembro de 2017 - 17:44

Para subsidiar o planejamento de ações e fortalecer as políticas públicas na promoção e proteção à saúde da população, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informa e orienta a todas as Coordenadorias Regionais de Saúde e municípios sobre a vigilância dos óbitos prioritários, por meio de nota técnica publicada na quinta-feira, 23, no site da Sesa.

As informações de mortalidade estão entre as mais utilizadas por profissionais e gestores de saúde, por meio das quais é possível conhecer o cenário das principais doenças e agravos com maior acometimento entre os diversos grupos populacionais. O Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) é a ferramenta oficial do Ministério da Saúde para alimentação e monitoramento dos dados dos óbitos ocorridos em todo o território nacional, sendo utilizado pela vigilância em saúde de estados, regiões e municípios para analisar o perfil da mortalidade em determinado local e período.

As informações dos óbitos, produzidas através das Declarações de Óbito (DO) e fichas de investigação, devem atender aos critérios de qualidade, oportunidade e veracidade preconizados pelo Ministério da Saúde. A Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde da Sesa, através do Núcleo de Informação e Análise em Saúde, desenvolve ações de Vigilância dos Óbitos Prioritários, que tem como objetivo qualificar, monitorar e analisar os óbitos de mulheres em idade fértil (MIF), maternos, infantis, fetais e com causas básicas mal definidas e inespecíficas (garbage).

Assessoria de Comunicação da Sesa
Cristiane Bonfim/ Marcus Sá / Helga Rackel (85) 3101.5221 / 3101.5220
www.facebook.com/SaudeCeara