Hospitais do Ceará apresentam resultados de projeto de qualificação em Brasília

8 de dezembro de 2017 - 18:15

Três hospitais da rede pública do Governo do Ceará concluem neste mês de dezembro a participação no projeto Qualiti/Hospitalar – Qualificação da atenção e gestão hospitalar, como foco nas ferramentas de segurança do paciente/gestão da clínica, iniciado em 2015. Representantes das direções do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) e Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ) participaram na segunda-feira, 4 de dezembro, em Brasília, do encontro de diretores de hospitais públicos para apresentação dos resultados finais do projeto.

Implementada pelo Hospital do Coração de São Paulo (HCor), a iniciativa é financiada pelo Ministério da Saúde e apoia a adoção de boas práticas assistenciais, através da criação de planos de melhorias contínuas com foco no Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) e Política Nacional de Atenção Hospitalar (PNHOSP). O projeto dá apoio aos gestores hospitalares para a promoção de mudanças nos serviços por meio da organização dos seus processos assistenciais e administrativos.

alt

Com foco no desenvolvimento integral dos serviços hospitalares e ênfase na segurança do paciente e qualidade dos serviços prestados, através de ferramentas de gestão e organização assistencial adequada para cada tipo de hospital, foram desenvolvidas ações, com consultoria do HCor, para a adoção de boas práticas assistenciais a partir da implementação de planos de melhorias contínuas em cada uma das unidades.

alt

“Acreditamos no grande potencial dos projetos com a participação das equipes assistenciais, tendo como grande aprendizado a potencialidade do trabalho multiprofissional para o alcance dos resultados esperados”, declara a diretora técnica do HM, Ana Lúcia Nocrato. O hospital desenvolveu como projetos de melhoria o Protocolo de Higienização das Mãos, com uma boa taxa de adesão; Protocolo de Identificação, implantado na Unidade de Pediatria como unidade piloto; Protocolo de Cirurgia Segura, em fase de implantação e reestruturação do processo; e Protocolo de Medicação Segura, com ações inicialmente voltadas para o uso seguro dos Medicamentos Potencialmente Perigosos (MPPs) dentro da unidade piloto, UTI Coronariana (CECOR), obtendo-se resultado significativo na redução dos indicadores definidos neste protocolo.

alt

No Hospital São José, a diretora geral Tânia Mara Coelho avalia que com a consultoria do Projeto Qualiti do Hcor e o envolvimento de vários setores da assistência da unidade, foram melhorados vários processos, entre eles, o fluxo de atendimento na emergência, os processos de segurança com a implantação dos Protocolos de Segurança, seguindo preconização do Ministério da Saúde, e a educação permanente garantindo capacitação de profissionais para melhor atendimento ao usuário. Em março deste ano, o HSJ, com apoio do Hcor, começou o Projeto de Melhoria na Prática. Nesse projeto foi implantado o Protocolo de Segurança do Paciente na Medicação Correta, voltado para garantir a dispensação e administração segura de Medicamentos Potencialmente Perigosos.

A diretora geral do Albert Sabin, Marfisa de Melo Portela, considera como “extremamente positivos” os resultados alcançados e reconhece o Hospital Infantil Albert Sabin como “agraciado” por ter participado do Qualiti/ Hospitalar. O Hias desenvolveu projetos para o ambulatório do Centro Pediátrico do Câncer, UTI pós-operatória e Medicamentos Potencialmente Perigosos. Mesmo com o encerramento da consultoria, Marfisa Portela acredita que o projeto criou condições para a replicação das experiências em outros serviços do hospital.

alt

Participaram do Projeto Qualiti/ Hospitalar no triênio 2015-2017, além dos hospitais da rede estadual, o Gonzaguinha de Messejana, da Prefeitura de Fortaleza, e mais oito hospitais dos estados de Alagoas e Bahia.

alt

Fotos: Divulgação

Assessoria de Comunicação da Sesa
Cristiane Bonfim/ Marcus Sá / Helga Rackel (85) 3101.5221 / 3101.5220
www.facebook.com/SaudeCeara