Pacientes do Hospital São José celebram o Natal

14 de dezembro de 2017 - 14:39

Mais de trezentos pacientes do Hospital São José, da rede de saúde pública do Governo do Estado, participaram da décima edição da confraternização de natal da unidade, na última quarta-feira, 13 de dezembro.

 

Além dos pacientes que estão internados e que puderam sair um pouco do leito para confraternização que aconteceu no pátio da unidade, também estiveram presentes adultos e crianças que fazem acompanhamento ambulatorial no HSJ e crianças da Casa Sol Nascente, instituição que cuida de crianças órfãs ou que vivem com HIV.

“Um momento como esse faz a gente esquecer um pouco da doença que faz a gente ficar aqui”, diz a dona de casa Sandra Pereira (nome fictício) que está internada no Hospital São José para tratamento de HIV.

banner natal pacientes hsj dez2017 002

 

A festa começou com a apresentação das crianças que são acompanhadas no hospital. Com a trilha sonora natalina do cantor Gustavo Serpa, os pequenos apresentaram os símbolos que tem significados especiais no Natal.

O coral Claramúsica, composto por crianças e adolescentes de Caucaia, apresentou canções que emocionaram os participantes. “Não segurei as lágrimas, principalmente quando cantaram a Oração de São Francisco”, disse Lucilene dos Santos, paciente acompanhada no ambulatório do HSJ.

banner natal pacientes hsj dez2017 001

 

E entre uma apresentação artística e outra, sorteio de brindes, que foram doados durante o ano todo para essa festa de final de ano. Os quitutes não faltaram. Doces e pipocas para a criançada e lanches variados para os adultos. Alimentos que também foram doados para a festa. Para entregar os presentes ninguém melhor que o Papai Noel. O bom velhinho chegou de surpresa para alegria dos participantes.

 

banner natal pacientes hsj dez2017 007

 

banner natal pacientes hsj dez2017 005

 

Segundo a assistente social Francione Rodrigues, cada uma das dez edições da festa tem uma emoção diferente e cada vez maior. “Quando eu vejo essa festa pronta, depois de tanto esforço da nossa equipe, eu sinto a tranquilidade e a alegria no olhar do paciente. Na verdade, a pessoa mais alegre aqui sou eu por levar, por um momento, felicidade a essas pessoas que sofrem com incertezas e angústias na rotina de tratamento”, ressalta Francione.

banner natal pacientes hsj dez2017 003