Hospital São José promove Dia D da Segurança do Paciente

12 de abril de 2018 - 11:56

Um dos pátios do Hospital São José, unidade da rede do Governo do Ceará, referência no tratamento de doenças infecciosas, se transformou em lugar de exposição para conhecimento sobre Segurança do Paciente. Entre os estandes profissionais, visitantes, acompanhantes e pacientes puderam receber informações sobre normativas, protocolos e rotinas que são utilizados para o cuidado com o paciente.

 
“Minha tia, há alguns anos, entrou num hospital com pneumonia lá no estado onde ela mora. Ficou boa da pneumonia, mas levou uma queda dentro do hospital e ficou um tempão sem andar. A enfermeira me explicou aqui que essa queda deveria ter sido evitada com ações de segurança para quem utiliza o hospital”, diz a secretária Luana Costa, 36 anos, que acompanhava a irmã em consulta no HSJ e participou da programação do Dia D.
 
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente, Liduína Rocha, essas ações educativas são fundamentais para a capacitação permanente e adesão de todos os profissionais. “Os pacientes e acompanhantes também devem ser envolvidos. Nós temos trabalhado de forma intensa o empoderamento de quem busca o serviço para que a qualidade e segurança aconteçam em todas as etapas do atendimento”, reforça a enfermeira.
 
Além do Protocolo de Prevenção de Quedas, também foram expostos materiais educativos sobre outros protocolos já implantados no Hospital São José como o de Identificação do paciente, Prevenção de Lesão por Pressão, Higienização das Mãos e de prevenção de Pneumonia Aspirativa Associada à Ventilação Mecânica.
alt

Qualificação do cuidado

 
A qualidade da assistência prestada nos serviços de saúde é cada vez mais uma exigência da sociedade brasileira, reforçada tanto por compromissos internos, quanto por compromissos externos como o estabelecido pela Aliança Mundial para a Segurança do Paciente. O Dia D da Segurança do Paciente do Hospital São José acontece para lembrar a implantação, em 1º de abril de 2013, pelo Ministério da Saúde, do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) com o objetivo de contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional.
 
Durante todo o mês de abril, as ações que já vêm sendo desenvolvidas no Hospital São José para a segurança do paciente serão disseminadas para mais conhecimento interno e externo. “A qualidade no cuidado ao paciente não depende apenas dos profissionais de assistência, enfermeiros e médicos. Todos os funcionários do hospital devem ser envolvidos para a garantia do cuidado seguro dos nossos pacientes”, ressalta o diretor geral do Hospital São José, Edson Buhamra.
 
 
Assessoria de Comunicação do Hospital São José
Franciane Amaral
(85) 3101-2324