Hospital São José conclui primeira residência médica em infectologia pediátrica

1 de março de 2019 - 19:25

Foi nos 20 leitos da unidade pediátrica do Hospital São José (HSJ), do Governo do Ceará, que os médicos Lohanna Tavares e Renan Torres, durante dois anos, cuidaram de crianças com infecções graves. Eles formam a primeira turma da Residência Médica em Infectologia Pediátrica do HSJ.“Foram muitos desafios e aprendizados com a certeza de que é só o começo dessa linda e empolgante jornada pela vida”, diz a infectopediatra Lohanna Tavares.

A Infectologia Pediátrica é uma especialidade que atende crianças e adolescentes com infecções congênitas, aquelas transmitidas da mãe para o bebê durante a gravidez, via intrauterina ou via transplacentária, e pode causar consequências à criança após o nascimento. Também atende as infecções adquiridas em crianças e adolescentes, principalmente aquelas mais graves ou as mais comuns que estejam com evolução não satisfatória para pacientes ambulatoriais ou internadas.

Os trabalhos de conclusão dos dois médicos farão parte de um manual de Condutas de Emergência da Escola de Saúde Pública do Ceará. “A conclusão dessa residência é um presente para o Hospital São José, para os profissionais, mas principalmente para as crianças que precisam de pediatras cada vez mais especializados”, ressalta a coordenadora da Residência em Infectologia Pediátrica do HSJ, Gláucia Ferreira.

Também concluíram a residência, na modalidade Infectologia Geral, que dura 3 anos, os médicos Pedro Pinheiro e Liliane Granjeiro. “A infectologia sempre me encantou, principalmente por essa possibilidade de contato humanizado com o paciente que não precisa muitas vezes somente de exames e remédios, precisa de apoio, de uma conversa, de uma acolhida”, conta a médica infectologista Liliane Granjeiro.

Ensino e Pesquisa

Além de referência no tratamento de doenças infecciosas, o Hospital São José também é unidade de ensino e pesquisa, onde são formados médicos infectologistas de várias instituições de ensino da medicina do Ceará, de outros estados brasileiros e até de outros países. É um dos mais modernos Centros de Estudos do Norte e Nordeste, reconhecido pelo Ministério da Educação.

Desde 1988, quando começou o programa de residência no HSJ, foram formados 24 médicos infectologistas que atendem hoje na própria unidade e em outros hospitais do Ceará e de grandes centros de saúde do Brasil.
Além de médicos, o Hospital São José recebe profissionais para residências em diversas áreas da saúde na RIS – Residência Integrada em Saúde com ênfase em Infectologia, um projeto da Secretaria da Saúde do Estado que, desde 2013, por meio da Escola de Saúde Pública do Ceará, garante ampliação da educação permanente multiprofissional no Ceará. Os residentes ingressam por meio de um processo seletivo conduzido pela ESP/Ce e as respectivas unidades onde atuarão.
Nos últimos cinco anos, o HSJ começou a fazer parte da Rede Rute (Rede Universitária de Telemedicina), uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia que garante mais aperfeiçoamento aos serviços médicos e à troca de experiências com hospitais de várias regiões do Brasil e do exterior.

“É claro que colocamos esses médicos em todos os espaços de atuação da infectologia: ambulatório, emergência, enfermarias, UTI. E entre protocolos e condutas médicas, uma norma que deve ser levada a sério sempre, a acolhida. Os nossos pacientes chegam, muitas vezes, no momento mais difícil da vida. Então, curar se possível, acolher sempre”, fala o coordenador da Residência Médica do Hospital São José, o médico infectologista Afonso Bezerra.

Assessoria de Comunicação do Hospital São José
Franciane Amaral