Postos de saúde no Ceará abrem sábado, 4, para vacinar contra gripe

30 de abril de 2019 - 12:26

 

 

Este sábado, 4 de maio, é o dia D de vacinação contra a gripe. Todos os postos de saúde dos 184 municípios cearenses estarão abertos para vacinar os grupos prioritários. Serão 13.830 profissionais da saúde atendendo em 2.835 postos de vacinação. Um deles será o Centro de Saúde Meireles, unidade do Governo do Ceará, em Fortaleza, que funcionará das 8 às 17 horas.

 

Os grupos prioritários são crianças com idade entre 6 meses e menor que 6 anos, gestantes, idosos com 60 anos ou mais, mulheres com até 45 dias pós-parto, doentes crônicos, trabalhadores da saúde, população indígena, adolescentes e jovens sob medida socioeducativa, população carcerária e funcionários do sistema prisional e professores de escolas públicas e particulares.

 

Também fazem parte dos grupos prioritários os profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas). Este grupo foi inserido pelo Ministério da Saúde na Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza no último dia 22.

 

“Esses grupos são prioritários porque realmente têm possibilidade de, ao gripar, evoluírem para a forma mais grave. Ao se vacinarem, além de se protegerem, também reduzem a possibilidade de o vírus da gripe se disseminar na população, protegendo as pessoas que não estão vacinadas”, ressalta a coordenadora de Vigilância em Saúde, Daniele Queiroz.

 

Campanha

A 21ª Campanha de Vacinação Contra a Gripe teve início no dia 10 de abril para gestantes e crianças de 6 meses até menores de 6 anos. A partir do dia 22 começou para os outros grupos prioritários e segue até 31 de maio.

 

alt

 

Você que faz parte do grupo prioritário deve buscar o posto de saúde mais próximo da sua casa e não esperar até o fim da campanha para se vacinar. O quanto antes, melhor.

 

Até às 8h50min desta terça-feira, 30, foram vacinadas 480.386 pessoas, com isso é o segundo do Nordeste. Destas, 277.449 crianças, 43.986 gestantes, 4.987 mulheres com até 45 dias pós-parto, 156.952 idosos, 3.457 índios e 12.953 professores de escolas públicas e particulares. A meta do Ceará é vacinar 2.509.776 pessoas. Para acompanhar a cobertura online da campanha de vacinação é só clicar aqui.

 

“É importante salientar que gestantes e crianças de 6 meses a menores de 6 anos podem atualizar a caderneta de vacinação. Os pais já fiquem atentos quando levarem a criança para se vacinar, olhem se tem alguma dose que está faltando. As gestantes podem iniciar o esquema vacinal. Todas as vacinas para esses dois grupos estão disponíveis nos postos de saúde”, lembra Daniele. Clique aqui e confira o Calendário Nacional de Vacinação 2019.

 

Doenças crônicas

A vacinação deste grupo deve ser realizada em todos os postos. No entanto, mantém-se a necessidade de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação.

 

alt

Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter: Fátima Holanda