Alimentação é importante na prevenção e tratamento de infecções

27 de agosto de 2019 - 15:09

 

A importância da alimentação na prevenção e no tratamento de doenças infecciosas será um dos assuntos debatidos no V Simpósio de Nutrição do Hospital São José. O evento será nesta sexta-feira, 30 de agosto, no auditório do Hospital São José (HSJ), do Governo do Ceará. As inscrições são presenciais e estão abertas para participação profissionais e estudantes de nutrição e para submissão de trabalhos científicos. Podem ser realizadas até a data do evento, no Setor de Desenvolvimento de Pessoas do HSJ.

 

Também será discutida a rotina alimentar no processo de recuperação dos pacientes, seja no ambiente hospitalar ou nos cuidados em casa, depois da alta médica. “As doenças de uma maneira geral alteram a ingestão alimentar por motivos como redução do apetite, presença de vômitos, aumentando perdas de nutrientes por via intestinal, urinária ou cutânea. A nutrição tem papel fundamental e deve ser utilizada como instrumento de restabelecimento, pois reforça a resistência do organismo contra as infecções, algumas delas graves”, afirma Ana Luiza Rezende, nutricionista do HSJ.

 

As infecções têm causas diversas e podem ser prevenidas. Há vacinas que previnem, além de atitudes simples no dia a dia. A correta higienização dos alimentos, por exemplo, pode evitar uma infecção grave e silenciosa, a hepatite A. “Uma alimentação saudável, rica em vitaminas e minerais, além de proteínas, carboidratos e gorduras, ajuda a combater as doenças crônicas e fortalece o sistema imunológico, causando uma barreira para várias doenças infecciosas”, ressalta Ana Luiza.

 

Segundo a nutricionista, alguns alimentos ajudam a prevenir várias doenças. O gengibre, por exemplo, é rico em vitamina C e B6, por isso tem ação bactericida. Já a pimenta é rica em betacaroteno que protege contra vários tipos de infecções. O alho ajuda a diluir o muco nos pulmões. É eficaz contra tosse persistente e bronquite. Outro produto comum nas nossas cozinhas e rica em substâncias anti-inflamatórias é a cebola. Ainda tem ação antviral, antiparasitária, antibacteriana e antifúngicas.

 

“Podemos colocar na nossa mesa ainda mais saúde com os vegetais verdes escuros como brócolis, couve e espinafre que são ricos em ácido fólico, que é super aliado do cérebro, bom para o coração, para pele, cabelo e unhas e ainda garante uma turbinada na imunidade. As castanhas, amêndoas e os óleos vegetais como o de girassol, de milho ou canola são ricos em zinco que beneficia o sistema cardiovascular, combate a diabetes e aumenta a imunidade, entre outros”, indica Ana Luiza.

 

Programação

8h – Credenciamento
8h30 – Nutrição e Infecção
10h10 – Comer com atenção plena como estratégia comportamental
11h10 – A atuação dos prebióticos, probióticos e simbióticos na resposta imunológica
14h – Insegurança Alimentar em pessoas vivendo com HIV/AIDS
15h – Terapia Nutricional no paciente crítico
16h40 – Mesa Redonda: Abordagem Nutricional nas Doenças Infecciosas

Serviço

V Simpósio de Nutrição do Hospital São José
Dia: 30 de agosto de 2019
Horário: 8 às 18h
Local: Hospital São José – Rua Nestor Barbosa, 315, Parquelândia

Inscrições presenciais até 30 de agosto
Local: Setor de Desenvolvimento de Pessoas do HSJ
Podem participar profissionais e estudantes de nutrição.
Mais informações sobre inscrição e submissão de trabalhos: (85) 3131-6558

Assessoria de Comunicação da HSJ
Repórter:
Franciane Amaral
Arte gráfica: Fabio dos Santos