HSJ monta programação diferenciada para atender pacientes regulares

23 de março de 2020 - 12:24

 

O coronavírus já é uma realidade no Ceará. O Hospital São José (HSJ), unidade de saúde do Governo do Estado do Ceará, adotou algumas medidas de segurança para funcionamento neste momento. O objetivo é continuar cuidando de todos os pacientes, continuar promovendo uma assistência qualificada a quem precisa e proteger todos os cidadãos.

 

A primeira medida trata do funcionamento de ambulatório. As consultas estão suspensas por tempo indeterminado. No entanto, uma equipe estará disponível diariamente, entre 7h e 17h, para assegurar o recebimento de receitas e dispensação de antirretrovirais aos pacientes que fazem uso regular do medicamento. Os pacientes de primeira consulta também serão atendidos, garantindo orientação e medicação adequada, assim como tratamentos de PrEP e PEP.

 

Os exames eletivos laboratoriais ou de imagem (endoscopia, colonoscopia, tomografia, ultrassom e raio-x) também estão suspensos. Serão realizados apenas em pacientes internados, aqueles provenientes da emergência ou encaminhados de outras unidades pela central de regulação. O serviço de emergência vai funcionar normalmente, atendendo pacientes sintomáticos, os quais estarão sempre separados dos casos suspeitos de Coronavírus.

 

O Hospital Dia, local onde medicação intravenosa é administrada em pacientes que necessitam, funcionará normalmente. Mas a emissão de atestados e laudos está suspensa. A unidade também não estará mais aberta para visitação no turno da noite. E somente uma visita será permitida durante o dia, não mais que uma pessoa e que tenha menos de 60 anos.

 

Atividades voluntárias estão totalmente suspensas por tempo indeterminado. Assim como reuniões e estágios acadêmicos. No que se refere ao atendimento de pessoas com suspeita de coronavírus, uma área exclusiva de atendimento foi criada para atendê-los, isolando-os dos demais pacientes e fornecendo uma estrutura adequada para realização de consultas, exames e, caso necessário, internação.

 

As mudanças devem reduzir a circulação de pessoas na unidade, evitando riscos para todos, funcionários, visitantes e pacientes. Estas medidas serão avaliadas diariamente e podem sofrer alterações se for necessário.