Fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais: recuperação plena do paciente como meta

15 de outubro de 2020 - 08:23

 

Da prevenção de doenças musculares e ósseas à recuperação da mobilidade, o trabalho do Fisioterapeuta é fundamental para a reabilitação de pacientes das mais variadas gravidades. Também é indispensável lançar olhar aos pacientes com dificuldades de inserção e participação na vida social por conta de problemáticas físicas e psicológicas e, por isso, o Terapeuta Ocupacional também se faz primordial na estrutura hospitalar. No último dia 13 foi comemorado o Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional e, para marcar a data, o Hospital São José (HSJ) celebra a força desses profissionais.

 

“A fisioterapia no Hospital São José tem uma grande importância, porque a gente pega muitos casos de pacientes bem debilitados, que chegam a ser entubados, mas fazemos todo esse processo de desmame do oxigênio, reabilitação física e auxiliamos para ele voltar a andar. Tudo isso é muito gratificante”, conta Raquel Azevedo, Coordenadora da Fisioterapia na Unidade de terapia intensiva (UTI).

 

A profissional destaca que a fisioterapia é marcada por constante inovação. “A complexidade do paciente mudou muito, então, hoje a gente faz Ventilação Não Invasiva (VNI) e Auto fluxo, que são terapias que demandam muito tempo. Você fica às vezes muito tempo em um único paciente”, conta. Toda essa necessidade de reciclagem se acentuou ainda mais com a Covid-19. “Estamos todos os dias aprendendo. Todo dia vendo como esse vírus se comporta nos pacientes. Hoje a gente já sabe um pouco mais. A gente tá conseguindo ter vários ganhos nos pacientes, se comparado ao início. Hoje a gente consegue já caminhar”, celebra.

 

Raquel comemorar a força inventiva da equipe: “Nossa profissão exige sempre muita atualização. No caso da Covid-19, estamos aqui no HSJ constantemente revisando muitos artigos, pois é uma doença nova, a gente está lendo muito. A equipe está sempre participando de treinamento online, a equipe toda se mobiliza, a gente discute, se reúne e vai sempre crescendo, tudo em prol do paciente”.

 

Dia do Fisioterapeuta

 

Confira depoimento de Márcia Andréa, Gerente de Terapia Ocupacional do HSJ:

 

“Dia 13 de Outubro, Dia Nacional do Terapeuta Ocupacional, é uma data em que se comemora o compromisso com a Constituição do País, com o Sistema Único de Saúde (SUS) e com a Construção Coletiva da Saúde Integral do Povo Brasileiro. Profissional com atuação essencial em nossa sociedade, o Terapeuta Ocupacional compreende a atividade humana como um processo criativo, expressivo, evolutivo, produtivo e de automanutenção; e o homem, como um ser prático, interferindo no cotidiano do usuário comprometido em suas funções práticas objetivando alcançar uma melhor qualidade de vida.

 

Parabenizamos às Terapeutas Ocupacionais do Hospital São José que exercem sua profissão com excelência e amor, que possuem a arte de ressignificar o cotidiano de seus pacientes, do seu fazer e do pensar sua ação no mundo dentro de suas possibilidades”.

 

Confira depoimento do Cleiton Freitas, fisioterapeuta do HSJ:

 

“A Fisioterapia é uma profissão que vive em constante crescimento dentro da área hospitalar, sua importância vem desde admissão dos pacientes na emergência, durante a internação em UTI, enfermaria, até a alta hospitalar, contribuindo para a recuperação funcional e melhora da qualidade de vida dos usuários do SUS, prevenindo complicações respiratórias e motoras, reduzindo a mortalidade e custos hospitalares.

 

Já sabemos que a fisioterapia é de suma importância dentro dos centros de terapia intensivas, na prevenção do imobilismo, na taxa de sucesso do desmame da ventilação mecânica invasiva, prevenção da reintubação e na recuperação da funcionalidade do paciente devido ao imobilismo. O que poucos sabem é da grande importância da fisioterapia na emergência, em grande centros onde existem fisioterapeutas na emergência na condução de pacientes graves, existem uma redução da mortalidade devido ao melhor manejo dos pacientes críticos. Com o avanço da tecnologia e das medidas não invasivas, buscando a melhor segurança do paciente e qualidade da assistência no paciente crítico a fisioterapia se faz presente de forma ativa da equipe com seus recursos como o uso de Ventilação Não Invasiva, Terapia de Alto Fluxo, Máquina de Tosse, entre outros, prevenido complicações do sistema respiratório como a intubação.

 

No paciente internado em enfermaria clínica muitos deles vêm com sequelas decorrentes de internações de longa permanência em UTI, na qual definimos como Síndrome Pós-Terapia Intensiva, a fisioterapia nesses casos vem mostrando que a mobilização é a chave do sucesso para qualquer paciente, desde o desmame do oxigênio, no primeiro sentar e ao primeiro passo.

 

Portanto, comemorar seu dia é importante para demonstrar a sociedade o quanto o trabalho desse profissional é importante para melhor condução do paciente internado, como a sociedade reconhecer o trabalho deles. Comemorar o dia do fisioterapeuta é comemorar a vida”.