Paciente recuperado de Covid-19 volta a andar com ajuda do Programa de Assistência Domiciliar do HSJ

28 de janeiro de 2021 - 10:02

A fisioterapeuta do HSJ Lea Queiroz auxilia o paciente José Alves a melhorar os movimentos

A Covid-19 pode deixar sequelas que variam a depender da gravidade do caso. O Hospital São José (HSJ), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realiza o acompanhamento de pacientes que, mesmo após a alta hospitalar, necessitam de cuidados especiais em casa. O atendimento é prestado pela equipe do Programa de Assistência Domiciliar (PAD) da unidade, serviço fundamental para a reabilitação de pessoas que ainda enfrentam problemas causados pelo coronavírus ou diagnosticadas com doenças infectocontagiosas.

“O PAD é destinado a pessoas com quadro de saúde estável, que continuam precisando de assistência, mas que deveriam ser desospitalizadas. Então, nós damos continuidade, na casa do paciente, ao atendimento iniciado aqui no hospital”, explica a fisioterapeuta e coordenadora do Programa, Lea Queiroz.

O funcionário público José Alves, de 58 anos, está entre os pacientes acompanhados pela equipe multiprofissional do PAD, formada por assistente social, enfermeiro, fisioterapeuta, médico, nutricionista, técnico de enfermagem e motorista.

alt
Equipe do HSJ celebra alta de José Alves do hospital. FOTO: Arquivo pessoal

Quem encontra Alves hoje, andando e conversando normalmente, não imagina que ele travou uma batalha contra a Covid-19. Depois de ser diagnosticado com a doença, ele precisou ser internado e foi transferido em estado grave para o Hospital São José, onde permaneceu por 47 dias praticamente inconsciente. “Eu não me lembro de nada. Não me lembro nem que meus filhos estiveram lá comigo”, afirma.

Recuperação

Quando recebeu alta, em outubro do ano passado, o funcionário público pôde finalmente voltar para casa e ficar ao lado da família. A Covid-19, porém, mudou completamente a vida do paciente, que não conseguia se locomover, comer ou fazer qualquer outra atividade sem precisar da ajuda dos filhos e da esposa. “Eu fiquei numa cama durante 60 dias. Tomava banho, comia… Tudo que eu fazia era em cima da cama. Eu não tinha forças para colocar meus pés no chão nem segurava nada com as mãos”, rememora.

alt
Maria de Jesus acompanha o marido durante os exercícios de reabilitação

Casada há quase três décadas com José, Maria de Jesus Alves, de 55 anos, relembra, entre lágrimas, o período em que o esposo ficou acamado. “Ele sempre foi muito esperto, trabalhador e, de repente, eu vi o meu marido em cima de uma cama sem se mexer, dependendo de uma pessoa pra dar comida na boca”, conta. O trabalho dos profissionais do PAD colaborou para que José conseguisse, aos poucos, recuperar alguns movimentos e tratar problemas decorrentes da Covid-19 e do longo período de internação.

Com a melhora, o paciente pôde, em dezembro, sentar à mesa com a família durante a ceia de Natal – desejo que havia confessado à fisioterapeuta Lea durante o tratamento. “A gente começou a trabalhar a funcionalidade dele para que a mobilidade aumentasse gradualmente. O José foi cooperativo durante todo o tratamento. Quando ele conseguiu se sentar, ele vibrou. É muito linda essa história”, celebra a profissional.

Alves encara a própria evolução com o sentimento de vitória e com a certeza de que recebeu uma nova chance de viver. “Graças a Deus, eu tô aqui contando essa história hoje. Eu sou muito grato à equipe do PAD e a todos os profissionais que fazem o Hospital São José. Até hoje, eles ainda estão com a gente dando todo o suporte”.

Atendimento

alt
Equipe do PAD atende pelo menos 30 pacientes por mês

O Programa de Assistência Domiciliar do HSJ acompanha, em média, 30 pessoas por mês. Destas, pelo menos 15 foram internadas na unidade com Covid-19. Além de dar suporte no tratamento de sequelas relacionadas ao coronavírus, a equipe também presta atendimento a pessoas diagnosticadas com doenças infectocontagiosas.

Assessoria de Comunicação do HSJ
Texto e fotos: Diego Sombra