Primeira edição da Revista Viver São José traz debates e narrativas sobre a pandemia de Covid-19

3 de fevereiro de 2021 - 10:56

 

Hospital São José (HSJ), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), lançou a Revista Viver São José. O projeto nasce com o intuito de registrar as múltiplas experiências vividas pela instituição, que completou 50 anos de existência em 2020 e é referência no atendimento a pacientes com doenças infectocontagiosas. Nesta primeira edição, artigos, análises, entrevistas e reportagens trazem debates e narrativas sobre a pandemia de Covid-19. Leia aqui.

 

A diretora técnica do HSJ, Tânia Mara Coelho, destaca o caráter inovador da publicação. “A criação da revista vai permitir que o cidadão cearense conheça a atuação dos colaboradores do HSJ, bem como o papel da unidade não só como centro de tratamento, mas também como instituição de ensino formadora de diversos profissionais. Além disso, reforçamos o papel do hospital como disseminador de informações importantes para a prevenção de doenças”, afirma.

 

A publicação também traz a pesquisa acadêmica como protagonista da edição, sendo um reflexo direto da relação que a unidade hospitalar tem com a ciência. A qualificação teórica, no entanto, chega ao leitor com simplicidade, outra marca importante do HSJ. Expressões do linguajar cearense dão nome às seções, aproximando e facilitando o diálogo com o público.

 

 alt

Primeira edição da revista também traz a pesquisa acadêmica como protagonista, um reflexo direto da relação que a unidade hospitalar tem com a ciência

 

“O Hospital São José é o berço da Infectologia no Estado, representando uma fonte infinita para inúmeras pesquisas. A revista possibilita que a sociedade conheça o que existe atrás dessas portas. O conhecimento desmistifica, diminui os estigmas de algumas doenças e faz com que a gente se sinta mais seguro ao lidar com as doenças infectocontagiosas”, explica Melissa Soares Medeiros, infectologista e editora científica da publicação.

 

Tânia Mara Coelho acrescenta que a proposta da publicação é, também, promover o resgate da trajetória do HSJ. “A revista fortalece o compromisso do HSJ com a pesquisa, com a ciência, mas também com a nossa necessidade de compartilhar nossas experiências com os públicos interno e externo. É necessário dar visibilidade ao que se faz aqui no hospital”.

 

História

Criado em 1970, o Hospital São José tem como missão assegurar um atendimento humanitário e de qualidade no diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa de doenças infectocontagiosas. Quando nasceu, há cinco décadas, era um espaço mais restrito e marcado pelo isolamento dos pacientes, que não podiam receber visitas e tinham de enfrentar as enfermidades com poucas ferramentas de tratamento disponíveis. Havia a necessidade, no Ceará, de uma unidade que agregasse doenças transmissíveis e tratasse esses casos com a atenção necessária.

 

alt

Durante a pandemia de Covid-19, o HSJ se tornou referência na assistência a pacientes diagnosticados com a doença

 

O nome da instituição, inicialmente, era Hospital São José de Doenças Transmissíveis Agudas. A primeira década foi marcada pela internação de pacientes portadores de doenças como tétano, raiva humana, difteria, coqueluche, febre tifóide, meningite, tuberculose e hepatites virais. Com o surgimento das vacinas, começaram a diminuir alguns casos de determinadas enfermidades e o Hospital seguiu se especializando na busca pela melhor forma de tratamento.

 

Com o aparecimento da aids na década de 1980, o HSJ soube acolher os pacientes diagnosticados com a doença — estágio avançado da infecção pelo HIV. Assim, torna-se, por muito tempo, a única unidade a atender pessoas soropositivas no Estado. Já na década de 1990, a unidade passou a ter o nome atual, Hospital São José de Doenças Infecciosas, considerando que nem todas as patologias atendidas são transmissíveis e agudas.

 

 alt

Criado em 1970, o HSJ presta atendimento humanitário e de qualidade no diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa de doenças infectocontagiosas

 

O HSJ ganhou destaque pelo trabalho com ensino e pesquisa e, nessas cinco décadas, vem formando médicos infectologistas de várias instituições de ensino da Medicina do Ceará, de outros estados brasileiros e também de outros países. Ao longo dos anos, o Hospital foi reconhecido pelo Ministério da Educação por ter um dos mais modernos centros de estudos do Norte e Nordeste, tendo também importante atuação em projetos como a Rede Universitária de Telemedicina, uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia para aperfeiçoamento de trocas de experiências com hospitais de várias regiões do Brasil e do exterior.

 

Atualmente, a unidade conta com cerca de 920 funcionários e reúne grande leque de serviços com ambulatórios especializados, emergência 24 horas, Unidade de Terapia Intensiva, Hospital Dia, Programa de Atendimento Domiciliar, imagenologia, laboratório, farmácia, entre outros.

 

 

 

Assessoria de Comunicação do HSJ
Repórter:
Diego Sombra
Fotos: Tatiana Fortes/Gov. do Ceará
Arte gráfica: Brauliana Barbosa