Secretário diz que HRN, além de saúde, gera desenvolvimento

25 de julho de 2012 - 11:43

Antes de ser inaugurado, o Hospital Regional Norte, em Sobral, com mais de 90% das obras prontas, já recebeu duas visitas de internautas. Ocorreu no último sábado, 21, a segunda “Visita guiada”, projeto que mobiliza quem curte o facebook do governo do Estado (www.facebook.com/governodoceara) para conhecer as obras estruturantes em construção nas mais diferentes áreas. Há dois meses o HRN recebeu a primeira visita de internautas, com a participação do governador Cid Gomes. Nas andanças pelas unidades e setores do hospital e com um megafone na mão, no sábado, o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, mostrou e falou sobre o tamanho e o perfil de assistência do hospital, que será o maior do interior do Nordeste, com 57 mil metros quadrados de área e 382 leitos. “Só aqui, na Unidade de Obstetrícia, são 32 leitos. Na Unidade de Pediatria, 30 leitos. O total de leitos de UTI soma 70, sem falar nos 30 leitos semi-intensivos exclusivos para a pediatria”, destacou.

Em diversos momentos da apresentação e da visita, Arruda Bastos reforçou a abrangência do atendimento regional do novo hospital, que vai deixar a população dos 55 municípios da macrorregião Norte assistida em serviços de alta complexidade, na própria região, perto de casa. “Um hospital desse porte não traz apenas assistência à saúde. Gera renda e emprego. Só empregos diretos, o HRN vai gerar 1.641, contribuindo para o desenvolvimento da região. Sobral será ainda mais desenvolvida. Muitos laboratórios, farmácias, hotéis, shoppings vão se instalar aqui com o início do funcionamento do hospital”, afirmou o secretário aos internautas. Na maioria jovens, que passam a ser, a partir da “Visita guiada”, personagens e testemunhas da história de construção do HRN e do perfil da saúde no interior do Estado. Uma foto, convencionada de oficial, feita na frente do prédio de internação do hospital, com cinco andares, eterniza essa real participação de quem antes conhecia o hospital apenas virtualmente através de sites e facebook.

O grupo de internautas ficou sabendo de tudo que o governo do Estado está construindo para ampliar e melhorar a saúde da macrorregião Norte. “Ao mesmo tempo em que estamos construindo o hospital regional, estamos estruturando uma rede de unidades para realização de consultas e exames especializados. Aqui, na região, são cinco policlínicas, em Sobral, Acaraú, Tianguá, Crateús, Camocim e Tianguá”, informou Arruda Bastos. Na área da saúde bucal, são cinco Centros de Especialidades regionais. Todos já entregues à população em Sobral, Acaraú, Camocim, Crateús e Ubajara. Os internautas foram informados ainda que o governo do Estado também investe na atenção básica em apoio aos municípios. De 150 Unidades Básicas de Saúde da Família construídas no interior nos padrões da Anvisa, 43 ficam na macrorregião Norte.